Sem dúvida, essa salada de legumes assados tem uma combinação deliciosa e nutritiva que vai fazer você se apaixonar. E o melhor, é super completa e vai te deixar saciado por horas.
Vem conferir todas as dicas de como fazer, assim como algumas ideias para variar no preparo e usar a mesma base para 1001 combinações!
Índice de conteúdos
- Legumes assados para salada
- Molho de pesto de tomate seco
- O que tem de saudável nessa salada de legumes
- Como fazer salada de legumes assados
- Tabela nutricional da salada de legumes assados
- Mais receitas de saladas
- Faça parte da nossa comunidade + Saudável
Legumes assados para salada
Sem dúvida, os legumes são os destaques dessa receita. Porém, você não vai assar somente legumes, como também uma leguminosa. No caso aqui, vou sugerir o grão de bico.
Esses legumes assados vão deixar a sua salada ainda mais nutritiva, já que vai combinar alimentos com diferentes benefícios e, da mesma maneira, vai te ajudar na saciedade, uma vez que combinará carboidratos, proteínas e muitas fibras.
A minha sugestão para você é uma base com batata doce, abobrinha, cebola, tomate e grão de bico. Mas, com toda a certeza você poderia variar nas suas escolhas. Por exemplo: cenoura, abóbora, repolho, alho, batata inglesa, lentilha e feijão branco, são ótimas opções para substituições e ou adições.
Molho de pesto de tomate seco
É provável que a adição desse pesto seja a minha parte favorita dessa receita. Isso porque além de trazer um sabor delicioso, vai adicionar ainda mais nutrientes à sua receita, já que esse molho tem alto poder antioxidante. Clicando aqui, você confere como fazer o pesto de tomate seco de forma detalhada.
Porém, caso preferia, você pode adicionar outros molhos, como por exemplo: esse pesto de espinafre, esse molho de tahine ou até mesmo esse molho de iogurte com mostarda.
O que tem de saudável nessa salada de legumes
- Batata doce: É uma fonte de carboidrato complexo, ou seja, é absorvido mais lentamente pelo organismo. Além disso é fonte de fibras, minerais e vitaminas como a A e a C;
- Folhas Verdes: Com toda a certeza, cada folha tem seus benefícios específicos, mas, de maneira geral, a maioria das folhas verdes (alfaces, rúcula, chicória, repolho, entre outras) são uma ótima fonte de fibras, assim como ferro, cálcio, magnésio e vitaminas diversas;
- Abobrinha: O vegetal é rico em água, o que transforma ele em uma opção de baixa caloria para incluir no dia a dia. Da mesma forma, é fonte de fibras, vitaminas além de potássio e magnésio;
- Grão de bico: Além de ser uma super fonte de proteína de origem vegetal, a leguminosa é um aliado da saúde feminina, já que é rica em folato também conhecido como ácido fólico;
- Tomate: Por ser rico em vitaminas e minerais antioxidantes, ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, pode reduzir o risco de doenças cardíacas, assim como ajuda na prevenção de doenças oculares. E seus benefícios ficam ainda mais potentes quando o tempo é aquecido com uma fonte de gordura boa (aqui, usamos o azeite).
Como fazer salada de legumes assados
Salada de legumes assados
Difficulty: Fácil4
servings30
minutes40
minutes1
hour10
minutesEssa salada é simplesmente deliciosa. A combinação dos legumes assados com o pesto de tomate seco é simplesmente incrível!
Ingredientes
- Pesto de tomate seco
120 g de tomate seco – veja como fazer;
1/2 xícara de azeite;
2 colheres de sopa de manjericão fresco;
1/4 xícara de castanha do Pará;
Sal e pimenta a gosto.
- Salada
1 batata doce;
1 abobrinha;
1 cebola roxa;
1/2 xícara de grão de bico cozido;
1 xícara de tomate cereja;
1 colher de sopa de azeite;
1/4 de xícara de salsa fresca;
1 colher de chá de pimenta caiena;
sal e pimenta a gosto;
Folhas verdes;
Amêndoas torradas.
Modo de fazer
- Comece preparando o pesto. Para isso, misture todos os ingredientes em um processador e bata até formar um creme uniforme. Se for necessário, adicione um pouco de água para ficar bem cremoso;
- Então, em um tabuleiro junte a batata doce, a abobrinha e a cebola picadas e tempere com o azeite, o sal e a pimenta. Leve para assar por 25 a 30 minutos em temperatura de 200° ou até estar mais macio;
- Em seguida, adicione aos legumes o grão de bico e o tomate cereja e volte para o forno por mais 20 min para finalizar o cozimento;
- Após esse tempo, retire os legumes do forno e adicione o manjericão fresco. Aguarde esfriar por alguns minutos. Você pode servir morno ou em temperatura ambiente;
- Monte sua salada fazendo uma base de folhas verdes, adicione uma porção dos legumes, em seguida o pesto de tomate e finalize com amêndoas torradas.
Anotações
- Caso vá servir seus legumes mornos, eu indico a utilização de folhas mais resistentes como a alface americana e a romana.
Tabela nutricional da salada de legumes assados
Calorias | 345 kcal |
Proteínas | 8,3 g |
Carboidratos | 67 g |
Fibras | 6,6 g |
Os valores acima são aproximados baseados em 1 porção (sendo a sugestão de dividir a receita em 4 porções) e considerando 2 colheres de sopa de pesto por porção . Levamos em consideração as quantidades e ingredientes informados no modo de preparo e podem variar de acordo com a variação na quantidade e ingredientes escolhidos.
Mais receitas de saladas
- Se você está buscando uma salada extremamente refrescante e versátil, essa feita com base de arroz pode ser a escolha perfeita!
- Ao mesmo tempo, que essa salada de repolho é um ótimo acompanhamento para o dia a dia;
- E que tal aprender a fazer salada de pote e trazer ainda mais praticidade para o seu dia a dia?
Faça parte da nossa comunidade + Saudável
Na nossa comunidade você vai conferir o melhor conteúdo sobre comida saudável e nutritiva de uma maneira diferente! Além de ser totalmente gratuita, vai contar com acesso adiantada as nossas receitas, super dicas e listas de receitas para ajudar no seu dia a dia.
Para participar:
- Entre no nosso grupo do Telegram ou Whatsapp
- Cadastre seu e-mail para receber nossos boletins quinzenais