Salada no pote – dicas simples e receitas

Curso + Saudável em 4 semanas

Salada no pote pode ser uma forma prática e eficaz de preparar refeições completas para o dia a dia, uma vez que, nem só de folhas se faz uma salada.

Sem dúvida, esse é um formato que utilizo bastante aqui em casa para fazer minhas saladas durarem mais tempo.

O que você vai conferir nesse conteúdo

Quanto tempo dura salada no pote

Sem dúvida, organizar suas saladas em potes ajuda a aumentar a conservação, principalmente, das folhas.

Uma salada de pote se preparada e armazenada de forma correta, pode durar até mesmo 1 semana.

Claro, que é essencial você escolher ingredientes extremamente frescos. Além disso, é importante dizer, que quanto mais tempo depois do preparo, maior a probabilidade das texturas começarem a mudar.

Outra informação importante, sua salada precisa ser condicionada na geladeira. De preferência, nas prateleiras de temperatura intermediárias.

Salada no pote - quero comida de verdade

Qual o melhor pote para sua salada

Sem dúvidas potes no formato vertical são os ideais para montar sua salada. Isso porque é mais fácil fazer camadas com tamanho suficiente para manter os ingredientes nos seus lugares e, dessa forma, manter a durabilidade da mesma.

Em relação ao material do pote, eu certamente prefiro o vidro, já que a higienização do mesmo é muito mais simples. Porém, você pode buscar um bom pote de plástico (de preferência BPA Free).

Seja como for, para manter sua salada sempre fresca é essencial que seu pote seja hermeticamente fechado, já que isso evita que entre ar no mesmo, o que vai fazer suas folhas e legumes murcharem, além de aumentar as chances de contaminação.

Como montar uma salada no pote

Antes de mais nada, é essencial você saber que tanto suas folhas como seus legumes, precisam estar bem secos antes de serem armazenados.

Além disso, seguir a ordem certa na montagem é essencial para deixar sua salada sempre fresquinha e crocante.

  • Camada 1 – Molho ou acompanhamentos: Nessa camada você vai colocar os ingredientes mais líquidos. Por isso, caso você já queira incluir o molho junto com a salada, é aqui que ele entrará. Particularmente prefiro deixar meu molho separado e, para uma refeição completa em um único pote, gosto de colocar meus acompanhamentos nessa camada.
  • Camada 2 – Vegetais macios e frutas: Aqui você vai incluir os ingredientes que possam, por algum motivo, soltar um pouco de água enquanto está armazenado. Por exemplo: tomates (principalmente se estiver picado), pepino e frutas;
  • Camada 3 – Vegetais firmes e grãos: Nessa camada vamos começar a preparar a montagem para incluir as frutas. Dessa forma, será nessa camada que você vai incluir os ingredientes mais secos, como por exemplo: cenoura e beterraba raladas (e bem secas), brócolis, couve flor, rabanete em rodelas e até mesmo grãos como grão de bico, lentilhas (apenas se não estiverem temperadas). Além disso, pode incluir sementes também (mas também prefiro armazenar separado para manter a crocância);
  • Camada 4 – Folhas: Para finalizar sua salada de pote é hora de incluir suas folhas. Faça o mix que desejar. Quanto mais variedade melhor.

O volume de cada camada, ficará totalmente à seu critério. Além disso, é perfeitamente possível fazer um pote só de folhas, ou então, um pote que tenha somente um mix de folhas e vegetais.

Receitas para sua salada

Ficou com vontade de fazer sua salada de pote? Abaixo, preparamos uma lista com algumas receitas que vão deixar seu dia a dia mais gostoso.

Já usei a maior parte dessas receitas nas minhas saladas de pote e posso garantir que ficaram uma delícia:

Ideias de acompanhamentos para a salada

Molhos para a salada de pote

Itens que podem ajudar a preparar suas saladas de pote 🛍️

Comprando através do link abaixo recebemos uma pequena comissão e dessa forma, você nos ajuda a manter a nossa produção de conteúdos. Para acessar basta clicar no nome do item.

  1. Potes de vidro herméticos: Como falei anteriormente, os potes de vidro são meus favoritos na hora de armazenar minhas saladas.
  2. Potes de plástico herméticos: Mas, certamente, os de plástico também podem ser ótimas opções;
  3. Bolsa térmica marmita: Se você leva sua salada para marmita no dia a dia, recomendo investir em uma bolsa térmica para ela se manter bem fresquinha.
naminhapanela.com
Loja naminhapanela

By cami rezende

Olá, eu sou a Cami, sou Natural Chef e compartilho dicas e receitas para uma vida mais saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *