Tabule de quinoa

Curso + Saudável em 4 semanas

Buscando uma receita refrescante e nutritiva? Esse tabule de quinoa pode ser uma ótima opção para você. Além disso, é fácil de fazer e ainda dura alguns dias se bem armazenado na geladeira.

Tenho certeza que você vai querer repetir essa receita muitas e muitas vezes!

Índice de conteúdos

Tabule de quinoa - Quero Comida de Verdade - Alimentação saudável

Tabule

O tabule é um preparo de salada típico libanês, que, geralmente, combina hortelã com pepino e tomate, com trigo ou triguilho. Porém, na nossa versão, sem glúten e mais nutritiva, optamos por usar a quinoa como base.

Com essa simples substituição, você vai manter os sabores muito parecidos com a receita mais tradicional, mas adiciona um grão mais rico do que o trigo geralmente é.

Como preparar a quinoa

Sem dúvida, uma das grandes dicas para fazer essa salada sem erros é o ponto da quinoa. É importante ela estar bem cozida, mas ao mesmo tempo firme para deixar seu tabule bem soltinho, como deve ser.

Por isso, separei algumas dicas para te ajudar no preparo da sua quinoa, como por exemplo:

Use a quinoa que preferir

Aqui, optamos pela quinoa clara, já que esse tipo tem um sabor mais delicado. Mas você pode fazer com a vermelha, com a preta ou até mesmo com a versão mista.

Lave bem a quinoa e deixe de molho

A quinoa possui uma substância chamada saponina que pode dificultar a sua digestão. Dessa maneira, é importante lavar bem o grão antes do consumo. Além disso, deixar o mesmo de molho, ajuda ainda mais a eliminar os anti nutrientes. Eu aconselho deixar pelo menos 8h. Para saber mais sobre remolho, veja aqui.

Como cozinhar quinoa

Existem várias formas de cozinhar a quinoa. Mas, para mim, a que melhor funcionou vou ferver água na quantidade de 4 vezes do volume de grãos que vou cozinhar e adicionar o grão com a água fervendo. Dependendo do preparo, nesse momento adiciono os temperos também. E então, deixo cozinhar até começar a aparecer a linha bem no meio do grão, e ao experimentar, perceber que está al dente (cozido porém ainda firme). Por fim, peneiro a água e deixo secando alguns minutos abafado com um pano de prato limpo.

Use a quinoa fria

Na verdade, a não ser que você vá consumir o grão puro, eu super aconselho deixar sua quinoa esfriar bem antes de misturar a qualquer molho ou preparo. Isso porque, ao fazer às misturas, é mais fácil manter o grão integro o que deixa a textura que qualquer preparo muito mais interessante.

O que tem de saudável nesse tabule

  • Quinoa: Considerado como um super alimento, o grão é uma ótima fonte de proteína vegetal. Além disso, tem alto poder antioxidante da mesma maneira que é rico em fibras, ferro, magnésio e fósforo;
  • Pepino: Por conter muita água em sua composição, é um ingrediente super refrescante e que ajuda a manter o corpo hidratado. Da mesma forma, contém fibras e é uma ótima fonte de vitamina C e K;
  • Hortelã: Sem dúvida é um ingrediente que também traz frescor às receitas. Mas, além disso, a erva aromática é rica em vitamina C e A e possui propriedades antioxidantes, analgésicas e digestivas, ajudando a melhorar a digestão.

Receita de tabule de quinoa saudável e refrescante

Tabule de quinoa

Recipe by @naminhapanelaDifficulty: Fácil
Servings

4

servings
Prep time

30

minutes

Refrescante, nutritiva e deliciosa esse tabule de quinoa é uma ótima opção de salada para incluir no dia a dia.

Ingredientes

  • 2 tomates;

  • 1 pepino japonês;

  • 1 cebola roxa pequena;

  • 1/2 xícara de salsa fresca;

  • 1/2 xícara de hortelã fresca;

  • suco de 1 limão;

  • 2 colheres de sopa de azeite;

  • 2 xícaras de quinoa cozida;

  • sal a gosto.

Modo de fazer

  • Comece misturando o tomate, o pepino e a cebola cortados em cubos pequenos em um tigela;
  • Adicione também a salsa e o hortelã picados;
  • Tempere essa mistura com o suco de limão, azeite e sal;
  • Por último, adicione a quinoa já cozida e fria e misture bem;
  • Sirva em temperatura ambiente ou gelado.

Video Receita

Tabela nutricional do tabule de quinoa

Calorias87 kcal
Proteínas3,2 g
Carboidratos13 g
Fibras2,5 g

Os valores acima são aproximados baseados em 1 porção . Levamos em consideração as quantidades e ingredientes informados no modo de preparo e podem variar de acordo com a variação na quantidade e ingredientes escolhidos.

Mais receitas refrescantes

Loja naminhapanela

By cami rezende

Olá, eu sou a Cami, sou Natural Chef e compartilho dicas e receitas para uma vida mais saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *