O que é detox?

Curso + Saudável em 4 semanas

Você sabe o que é detox? Muito se fala sobre isso atualmente, eu mesma vejo a palavra ‘detox’ estampada em tantos lugares! Inclusive em garrafinhas de sucos prontos, de chás instantâneos, sopas prontas… então vamos com calma!

Índice de conteúdos

Suco verde
O que é detox? Já adianto logo que é muito mais do que incluir um suco verde na sua alimentação!

Como acontece a destoxificação

É certo que o processo de destoxificação hepática acontece, e de forma NATURAL inclusive (sabiam?). Esse é um processo natural do nosso organismo, responsável pela limpeza e eliminação de toxinas. Isso mesmo! Nosso organismo é capaz de se destoxificar sozinho, porém a forma como nos alimentamos, descansamos, nos exercitamos, cuidamos da nossa casa – nosso corpo – vai influenciar na forma com que esse processo de destoxificação vai acontecer.

Se nos alimentamos a base de industrializados, alimentos sem vida e pobres em nutrientes, não vamos ajudar em nada nesse processo, concordam?! E se, ao mesmo tempo, ainda deixamos de comer alimentos que nos ajudam, aí vai ficar mais difícil ainda.

Que alimentos ajudam no efeito detox?

Alguns alimentos e seus nutrientes que devem fazer parte da sua alimentação diária para poder ajudar no processo de detox do corpo, como por exemplo:

  • Avocado, abacate e espinafre: fontes de Glutationa
  • Ovos, cebola, alho, feijões: fontes de cisteina, glicina e glutamina – precursores da Glutationa
  • Aveia, grãos integrais, leguminosas: fontes das vitaminas do complexo B
  • Castanha do Pará, semente de abóbora: fontes de selênio
  • Muitos vegetais, variados!!!

Isso gente, é pra variar!! Vamos sair da mesmice de alface e tomate, salada de cenoura e beterraba!!! São maravilhosos, mas temos muitos outros maravilhosos também que merecem nossa atenção e fazer parte das nossas refeições!

Isso serve para as frutas e grãos também: são todos fontes de diversos flavonoides que auxiliam no processo de destoxificaçao. Quanto mais variamos, mais tipos de flavonoides consumimos.

Dicas para se manter mais saudável

Existem outros alimentos e fatores envolvidos, como mencionei no inicio, como por exemplo: exercício, descanso, água, estilo de vida… mas a ideia aqui é mostrar que o primeiro passo, pro primeiro nível de destoxificação é bem simples: COMIDA DE VERDADE. Alimentos frescos e naturais, não processados! Esses sim precisam fazer parte do nosso dia a dia.

Se você já faz parte do grupo que prioriza comida de verdade na sua rotina e ainda sente necessidade de intensificar a destoxificação em alguns momentos, te aconselho a procurar um profissional capaz de te orientar nesse processo mais específico e individual. 😉

O que é verdade sobre detox?

Beber muito líquido é certamente a melhor forma de destoxificar.

Água, água de coco e chás como dente de leão, alcachofra, cavalinha e hibisco com certeza são ótimas opções!

A famosa água com limão em jejum pode favorecer o processo de detoxificação, pois ajuda a reduzir a inflamação do corpo, gerada pela alimentação e estilo de vida, mas sem dúvida, ela sozinha não faz milagre não!

Suar! Ou seja, fazer exercício físico também ajuda na detox. O suor é fundamental para colocar toxinas pra fora do nosso corpo.

O jejum intermitente de 12h, 14h ou 16 horas promove um excelente detox, mas atenção: jejum só deve ser tomado como estratégia por pessoas que já estejam adaptadas a essa prática.

O que é mito sobre Detox?

Passar dias a base de shakes e chás industrializados que se dizem DETOX!! Vai por mim, certamente não serão esses produtos que farão milagre.

Receitas que vão te ajudar no detox

Conteúdo produzido pela nutricionista: Joice Amaro – especializada em nutrição funcional
para mais dicas siga no instagram: @joicegomesnutri

Loja naminhapanela

By cami rezende

Olá, eu sou a Cami, sou Natural Chef e compartilho dicas e receitas para uma vida mais saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *