Ketchup saudável

Curso + Saudável em 4 semanas

Com toda a certeza, esse ketchup saudável está entre minhas receitas favoritas. Isso porque, fica delicioso e nem mesmo parece uma versão caseira.

Não só o sabor, como também a textura vão surpreender você! E é provável que você nunca mais queira comprar a versão industrializada.

Índice de conteúdos

Ketchup saudável - Quero Comida de Verdade - Alimentação Saudável

Ketchup caseiro

Confesso que enquanto fazia essa receita eu não acreditava que eu iria curtir tanto o resultado. Isso porque nunca fui muito fã de ketchup. Mas quando provei, assim que saiu do fogo, já comecei a perceber que eu estava enganada.

Com um sabor complexo, delicioso, mas ao mesmo tempo delicado o molho perfeito. Isso sem falar na textura incrível e claro, na lista de ingredientes que é perfeito para incluir na rotina alimentar de crianças e adultos.

Fiz até mesmo um teste às cegas com crianças e adultos resistentes a versões saudáveis de qualquer comida, e vi uma pequena comer o molho puro lambendo os dedos.

Dicas de como fazer ketchup em casa

Antes de mais nada é importante dizer, que essa receita leva uma combinação de ingredientes que você vai encontrar no mercado com bastante facilidade. Mas, é essencial, que para que fique realmente saudável, você se atente ao rótulo.

Buscar por alimentos com rótulos limpos (ou seja, sem aditivos e ingredientes artificiais) é essencial para o resultado perfeito.

Além disso, confira algumas dicas antes de começar a preparar seu molho:

  • Sem dúvida, um dos ingredientes mais importantes é o molho de tomate. Hoje em dia já existem diversas opções industrializadas com ingredientes naturais. Mas, caso prefira manter tudo 100% natural, que tal usar esse molho como base?
  • O açúcar mascavo tem papel importante no sabor, coloração e também na textura. Eu realmente não indico substituir por outro tipo e muito menos por nenhum tipo de adoçante natural. Porém, caso queira realmente substituir, o de coco me parece a melhor opção;
  • Enquanto ferve, esse molho respinga MUITO. Para sua segurança, assim como para não sujar toda a sua cozinha, eu aconselho tampar a sua panela e ter muito cuidado quanto for abrir para misturar;
  • Para chegar na textura mais firme, o tempo na geladeira é essencial;
  • Porém, mesmo ficando com a textura bem consistente, é provável que você perceba que vai formar um pouco de água no molho. Para unificar o mesmo, basta agitar seu pote sempre antes de consumir.

Como armazenar

Sem dúvida, essa receita rende super bem. É provável que você tenha ketchup para vários lanches por aí.

Por exemplo, esse molho fica perfeito com esse nugget ou até mesmo nesse hambúrguer. E sim, comida saudável pode ser divertida e inclusiva!

Mas como qualquer preparo caseiro, sem dúvida existem alguns cuidados para aumentar a durabilidade, como por exemplo:

  1. Escolha um pote com boa vedação;
  2. É essencial higienizar bem seu pote antes de adicionar seu molho. Para isso, indicamos sempre usar água fervente e/ou álcool 70°;
  3. Leve à geladeira o molho ainda quente;
  4. Sempre use talheres limpos para manipular o molho enquanto consome;
  5. Nunca mergulhe alimentos no pote que você está armazenando seu ketchup. O ideal é retirar a porção que você vai utilizar.

O que tem de saudável nesse ketchup?

  • Molho de tomate: Você sabia que ao aquecer o tomate, a biodisponibilidade de nutrientes aumenta? Isso mesmo, o tomate aquecido tem mais licopeno, que é um poderoso antioxidante. Além disso, sendo a opção feita somente com a fruta, é uma boa fonte de vitamina C, vitamina K e potássio;
  • Beterraba: Além de também conter licopeno, tem alta concentração de vitamina A, vitamina C e folato, substância essencial para diversos processos do nosso organismo, como a metabolização de proteínas e crescimento adequado de tecidos, por exemplo. Além disso, é um energizante, perfeita para incluir em refeições antes de atividades físicas;
  • Vinagre de maçã: Certamente você já foi impacto pela tendência de consumir vinagre de maçã em colheradas. Esse ingrediente contém propriedades antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana. Da mesma maneira, tem alto poder probiótico, por ser fermentado, o que atua diretamente na manutenção de uma boa flora intestinal;
  • Açúcar mascavo: uma ótima fonte de ferro, diferente das versões refinadas, esse tipo de açúcar mantém a maioria das propriedades da cana. E o ferro, será muito bem absorvido, uma vez que essa receita tem diversos alimentos com vitamina C;
  • Pimenta caiena: Esse tipo de pimenta, é uma opção incrível para adicionar sabor à sua receita. Além disso, pode ser consumida até mesmo por quem tem mais sensibilidade a outros tipos de pimenta, uma vez que ajuda bastante no processo de digestão e produção das enzimas gástricas;
  • Canela: Além de possuir propriedades anti-inflamatórias, a especiaria é uma boa fonte de antioxidantes e, por seu efeito hipoglicemiante, melhorar a sensibilidade à insulina o que pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue.

Confira a receita do ketchup saudável para fazer agora mesmo!

Ketchup saudável

Recipe by @naminhapanelaDifficulty: Muito fácil
Rendimento

3

servings
Prep time

30

minutes
Cooking time

40

minutes
Total time

1

hour 

10

minutes

Você vai se apaixonar por essa versão caseira de ketchup saudável. Delicioso e super fácil de fazer!

Ingredientes

  • 2 xícaras de molho de tomate;

  • 1/2 xícara de purê de beterraba;

  • 1/2 xícara de vinagre de maçã;

  • 1 colher de chá de cebola em pó;

  • 1 colher de chá de alho em pó;

  • 1/4 xícara de açúcar mascavo;

  • 1/2 colher de chá de pimenta caiena (opcional);

  • 1/4 colher de chá de canela;

  • sal a gosto.

Modo de fazer

  • Em uma panela, e fora do fogo, misture todos os ingredientes até ficar uniforme;
  • Leve para ferver, em fogo baixo, tampando sua panela para evitar que respingue tanto. Deixe cozinhar, misturando de vez em quando até reduzir bem e que a textura fique bastante cremosa;
  • Transfira seu molho para os potes limpos e após esfriar um pouco, leve à geladeira por algumas horas;
  • Antes de servir misture um pouco.

Anotações

  • Caso prefira usar o alho e cebola in natura, o ideal é fazer um refogado antes de adicionar os ingredientes. Além disso, pode ser interessante processar seu molho para uma textura mais lisa.

Tabela nutricional do ketchup

Calorias161 kcal
Proteínas3 g
Carboidratos32 g
Fibras5 g

Os valores acima são aproximados baseados na porção de 1/2 xícara de ketchup caseiro. Levamos em consideração as quantidades e ingredientes informados no modo de preparo e podem variar de acordo com a variação na quantidade e ingredientes escolhidos.

Mais receitas para deixar seus lanches mais gostosos!

  • Você também pode fazer sua própria mostarda. E é mais simples do que você imagina;
  • Essa maionese de ovos também uma ótima opção para incrementar seus lanches;
  • E que tal aprender a fazer uma batata crocante sem fritar? Clique aqui e confira.

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Ketchup saudável - Quero Comida de Verdade - Alimentação Saudável
Loja naminhapanela

By cami rezende

Olá, eu sou a Cami, sou Natural Chef e compartilho dicas e receitas para uma vida mais saudável!

2 comments on “Ketchup saudável”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *