Maionese de ovo cozido

Curso + Saudável em 4 semanas

Eu simplesmente estou apaixonada por essa receita de maionese de ovo cozido. Isso porque ela é prática de fazer, muito gostosa, versátil e o melhor, nutritiva.

Sem dúvida, é uma ótima opção para servir de base para os mais diversos preparos, assim como deixar seus lanches ainda mais gostosos.

Índice de conteúdo

Maionese de ovo cozido - Quero Comida de Verdade - alimentação saudável
Cremosa, nutritiva e fácil de fazer essa maionese de ovo cozido é uma receita que você precisa testar!

Maionese de ovo fácil de fazer

A maionese pode servir de base para diversos preparos, como por exemplo: pastas para rechear sanduíches, saladas de legumes e até mesmo, ser usada para temperar saladas do dia a dia.

Porém, na maioria das vezes, fazer maionese em casa, requer o uso de ovo cru. Porém, nessa versão, super cremosa, vamos continuar usando o ovo, mas na versão cozida.

Além disso, por conter mais ovos e menos adição de gordura (aqui vamos utilizar o azeite) para uma quantidade semelhante a receita tradicional, essa versão acaba tendo um maior aporte de proteínas.

Varie no sabor da sua maionese

Aqui, vou te ensinar uma base mais neutra, onde usei a mostarda para trazer um toque de sabor. Mas saiba que é perfeitamente possível fazer sua maionese sem usar o condimento.

Além disso, você pode variar nos sabores adicionando:

  • Ervas frescas: salsa, cebolinha, coentro e até mesmo manjericão, batidos junto com os demais ingredientes, além de cor, vão trazer ainda mais sabor para sua receita;
  • Cúrcuma: Quer deixar sua maionese super nutritiva e amarelinha? Adicione um pouco 1 colher de cúrcuma;
  • Páprica: Da mesma forma, a páprica poderá adicionar um toque picante e cor avermelhada à sua receita.

Quanto tempo dura a maionese de ovo na geladeira?

Diferente das versões industrializadas, geralmente quando fazemos os preparos em casa, a tendência é que a durabilidade diminua.

Mesmo parecendo uma informação ruim, lembre, na versão caseira não adicionamos aditivos e conservantes. Dessa maneira, é muito mais saudável.

Dessa forma, minha indicação é que utilize essa maionese em no máximo 2 dias, porém, esse tempo só pode ser considerado caso o armazenamento seja feito da forma correta.

Maionese de ovo cozido - Quero Comida de Verdade - alimentação saudável

Como armazenar minha maionese?

Sem dúvida, armazenar corretamente sua maionese não só permitirá que ela dure um pouco mais, como também irá preservar o seu sabor e diminuirá o risco de contaminação.

Dessa maneira, eu indico guardar em um pote hermeticamente fechado e extremamente limpo. Além disso, sugiro deixar nas prateleiras mais frias da geladeira (geralmente na parte mais alta).

O que tem de saudável nessa receita?

  • Ovo: Os ovos são ótimas fontes de proteína, principalmente por possuir todas as cadeias de aminoácido necessárias para a melhor absorção no nutriente. Além disso, é fonte de vitamina A, B e do complexo B, assim como de diversos minerais como cálcio e zinco;
  • Azeite: Por ser rico em ácidos graxos (que não são produzidos pelo corpo), o azeite é uma ótima fonte de gordura saudável, que ajuda não só na melhor absorção de algumas vitaminas e minerais, como também auxilia em diversas funções do organismo;
  • Mostarda: A semente de mostarda, usada como base no condimento, é rica em cálcio, magnésio, potássio e fósforo. Além disso, muitas das opções de mostarda amarela no mercado, também adicionam cúrcuma à mistura, que age como um anti-inflamatório.

Mas é essencial dizer que, para garantir os benefícios dos 3 ingredientes acima é essencial ficar atenta às suas escolhas. Os ovos caipiras e orgânicos, possuem mais vitaminas do que os de granja.

Além disso, o azeite precisa ser de qualidade, da mesma forma que a mostarda. Para ter certeza, é necessário olhar os rótulos. No caso do azeite, o ideal é que só haja esse ingrediente. Para a mostarda, opte por opções que só contenham ingredientes que você conhece (confira nesse post onde mostramos a comparação)

Como fazer maionese de ovo cozido

Maionese de ovo cozido

Recipe by @naminhapanelaDifficulty: Muito fácil
Rendimento

4

porções
Tempo de preparo

15

minutes

Deliciosa, cremosa e fácil de fazer, essa maionese de ovo cozido é uma ótima opção para servir de base para diversas receitas.

Ingredientes

  • 3 ovos cozidos;

  • 1 colher de sopa de mostarda amarela – ver notas;

  • 1/2 colher de sopa de suco de limão;

  • 1/4 xícara de azeite;

  • aproximadamente 1/2 colher de chá de sal.

Modo de fazer

  • No liquidificador ou em um processador, misture todos os ingredientes com exceção do azeite e do sal;
  • Bata por alguns minutos até começar a formar um creme. Então, vá adicionando o azeite aos poucos, até chegar na textura que quiser. Para isso, pode ser necessário um pouco menos ou mais do que a quantidade de azeite informada;
  • Por último, acerte o sal e tá pronta.

Video Receita

Anotações

  • Como falei anteriormente, seguimos uma receita mais clássica de maionese caseira, onde usamos a mostarda. Além da versão amarela, você pode optar pela dijon também. De qualquer forma, esse ingrediente não é obrigatório.

Tabela nutricional maionese de ovo cozido

Calorias110 kcal
Proteínas3 g
Carboidratos12 g
Fibras0 g

Os valores acima são por porção, conforme descrito na receita acima. O valores podem variar de acordo com a variação na quantidade e ingredientes escolhidos.

Mais receitas práticas para o dia a dia

  • Sem dúvida, o homus caseiro é uma receita ótima para deixar qualquer lanche ou refeição mais gostosa e nutritiva;
  • Da mesma forma, esse sal de sementes, pode até mesmo temperar sua maionese;
  • E que tal fazer uma versão rápida de picles para dar um up em qualquer saladinha?

Guarde essa receita no seu Pinterest

Maionese de ovo cozido - Quero Comida de Verdade - alimentação saudável
Loja naminhapanela

By cami rezende

Olá, eu sou a Cami, sou Natural Chef e compartilho dicas e receitas para uma vida mais saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *