Receita de Homus de cenoura

Curso + Saudável em 4 semanas

Eu me apaixonei por essa receita de homus de cenoura, primeiro porque fica uma delícia e certamente porque é uma opção super saudável para ter sempre pronta.

Sem dúvida, você vai querer experimentar essa delícia super fácil de fazer e nutritiva!

O que você vai conferir nesse artigo

O que é Homus Tahine

Homus é uma pasta feita a base de grão de bico e que, originalmente também traz como um dos principais ingredientes o tahine.

O tahine é uma pasta preparada a partir do processamento do gergelim torrado, que além de muito saboroso é extremamente nutritivo.

O homus, muitas vezes é servido apenas misturando o grão de bico com tahine e alguns temperos adicionais, como nessa versão aqui, porém, é possível variar nos sabores, como fizemos aqui, adicionando a cenoura.

Receita de Homus de cenoura - quero comida de verdade

Homus de cenoura

Como falei, nessa versão incluímos a cenoura não só para trazer uma cor diferente, como também adicionar sabor e nutrientes.

Para isso, usamos a cenoura já cozida, para trazer uma textura ainda mais cremosa para a nossa pasta.

Por aqui, acabamos cozinhando o legume no vapor, mas, certamente, se você assar vai adicionar ainda mais sabor ao seu homus.

De qualquer forma, a adição da cenoura é opcional, ok? Caso prefira, você pode seguir essa receita sem incluir esse ingrediente.

Como conservar o seu Homus?

É provável que na maior parte do tempo, eu tenha um pote de homus pronto na minha geladeira. Isso porque além de eu ser apaixonada pela pasta, também acho super versátil para acompanhar com diversas receitas (como com esse kibe de legumes, por exemplo).

Mas para aumentar a durabilidade da sua pasta, é essencial tomar alguns cuidados no armazenamento, como por exemplo:

  1. Use um pote extremamente limpo: e se possível, esterilizado. Para garantir que não haja nenhum tipo de contaminação, eu sempre indico usar potes de vidro, que geralmente são mais fáceis de limpar. Além disso, podem ser fervidos;
  2. Escolha um pote que seja fechado hermeticamente: seu pote pode estar limpíssimo, porém, se o seu homus ficar exposto ao ar, pode estragar com mais facilidade. Por isso, escolha um pote que possa ficar fechado de forma hermética;
  3. Misture o limão somente na hora de comer: sem dúvida, o limão dá o toque de sabor para o homus. Porém, a presença dele diminui a durabilidade da sua pasta, que pode durar até 2 semanas na geladeira, se bem armazenado.

Além disso, você pode ser perguntar: posso congelar? Sinceramente não gosto da textura após o descongelamento, por esse motivo, não gosto de fazer. Mas certamente, é possível sim.

O que tem de saudável nessa receita?

  • Grão de bico: Rico não somente em ferro, é uma ótima fonte de proteína vegetal. Além disso, contém muitas fibras sendo um aliado não só da saúde intestinal, como também atua no controle dos níveis de açúcar no sangue. Assim como, por conter triptofano, ajuda na produção da serotonina, também conhecido como o hormônio da felicidade;
  • Gergelim: Aqui a semente entra em forma de pasta (tahine) e justamente por isso, essa receita acaba tendo uma grande quantidade desse ingrediente. O gergelim é uma fonte vegetal de cálcio, assim como ácidos graxos e vitamina E;
  • Cenoura: Contém uma alta concentração de vitamina A, o que beneficia a saúde da pele, cabelos, unhas e até mesmo dos olhos. Além disso, também atua como um antioxidante;
  • Páprica: O tempero também tem efeito antioxidante e contém vitamina C, essencial para a absorção do ferro do grão de bico.

Receita de homus de cenoura

Receita de Homus de cenoura

Recipe by @naminhapanelaCourse: Entradas, LanchesDifficulty: Fácil
Serve

10

porções
Tempo de preparo

10

minutes
Tempo total

10

minutes

Ingredientes

  • 3 xícaras de grão de bico cozidos – ver anotações;

  • 3 colheres de sopa de tahine;

  • 3 colheres de sopa de azeite;

  • 1 cenoura grande cozida;

  • 2 colheres de chá de páprica doce;

  • 2 dentes de alho;

  • sal a gosto.

Modo de fazer

  • Em um processador ou liquidificador, comece processando o grão de bico, o tahine, a cenoura e o alho;
  • Em seguida, adicione o azeite e, caso seja necessário, adicione a água do cozimento aos poucos para ajudar a formar uma pasta bem cremosa;
  • Por último, adicione a páprica e o sal;
  • Na hora de servir, tempere com um pouco de limão, azeite e até mesmo uma pitada de páprica.

Video Receita

Anotações

  • Para trazer ainda mais sabor para o seu homus, tempere a água do cozimento do grão de bico. Particularmente, eu gosto de incluir o alho para cozinhar junto, dessa forma, o sabor fica mais delicado. Além disso, gosto de incluir folhas de louro e sementes de cominho;
  • Quanto mais macio o seu grão de bico tiver, mais cremoso o seu homus ficará;
  • Não esqueça, para potencializar a absorção dos nutrientes do grão de bico, assim como facilitar a sua digestão, é essencial deixá-lo de molho – confira aqui mais dicas sobre esse assunto.

Mais receitas com grão de bico

Itens que podem ajudar a preparar sua receita 🛍️

Comprando através do link abaixo recebemos uma pequena comissão e dessa forma, você nos ajuda a manter a nossa produção de conteúdos. Para acessar basta clicar no nome do item.

  1. Potes de vidro herméticos: Como falei, os potes de vidro são ótimas opções para armazenar seu homus.
  2. Liquidificador: Um bom liquidificador é, sem dúvida, um item que ajuda bastante no dia a dia na cozinha;
  3. Processador de alimentos: Agora, se você prefere algo mais versátil, certamente ter um processador te ajudará em diversos preparos.

Guarde essa receita no seu Pinterest

Receita de Homus de cenoura - quero comida de verdade
Loja naminhapanela

By cami rezende

Olá, eu sou a Cami, sou Natural Chef e compartilho dicas e receitas para uma vida mais saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *