Nesse conteúdo irei te explicar o que é o psyllium e para que serve. Além disso, você vai entender porque esse ingrediente é tão importante para a sua saúde intestinal e é uma ótima opção para deixar suas receitas ainda mais saudáveis.
Confira também algumas receitas onde você pode adicionar o ingrediente.
Índice de conteúdos
- O que é psyllium?
- Para que serve psyllium?
- Como consumir psyllium?
- Quantas colheres de psyllium posso tomar por dia?
- Receitas com psyllium
O que é psyllium?
Extraída da casca das sementes da planta Plantago ovata, o psyllium é uma fibra solúvel com alta capacidade de absorção de líquido, podendo aumentar até 20 vezes de tamanho quando entra em contato com a água, por exemplo.
Por ter o sabor bastante neutro é uma ótima opção para adicionar fibras as receitas, sem alterar no paladar.
Porém, devido a sua alta absorção, pode ser necessário equilibrar os líquidos do seu preparo. Isso porque, mesmo não alterando o sabor, por causa dessa característica esse ingrediente pode alterar a textura do seu preparo.
Para que serve psyllium?
Como falei anteriormente, o ingrediente é a escolha perfeita para deixar qualquer preparo ainda mais nutritivo.
Seu alto teor de fibras, assim como a grande capacidade de absorção de líquido, podem trazer benefícios como:
- Melhora o trânsito intestinal;
- É um excelente prebiótico, ou seja, ajuda na manutenção da flora intestinal;
- Ajuda no aumento da saciedade, sendo um aliado quando é necessário seguir dietas para perda de peso;
- Auxilia no controle do colesterol;
- Tem papel importante no controle dos níveis de açúcar no sangue;
- É um aliado na prevenção de doenças cardiácas.
Sem dúvida, depois de conferir esses benefícios você já quer incluir o ingrediente no seu dia a dia, certo? Vem que a gente te explica como.
Como consumir psyllium?
Com toda a certeza a forma de consumo que mais gosto, e indico, é adicionar o ingrediente às receitas do dia a dia. Por não alterar o sabor, como falei anteriormente, é provável que você até esqueça que o ingrediente está presente na receita.
Além disso, para casos de constipação, é possível também diluir o ingrediente em água e consumir, de preferência, antes de dormir.
Geralmente compro minha fibra à granel. Logo após, basta guardar em um pote hermeticamente fechado em local fresco, longe da umidade e da luz direta.
Porém, é possível encontrar também em cápsulas.
Quantas colheres de psyllium posso tomar por dia?
Mesmo com tantos benefícios, não dá pra exagerar! O consumo exagerado de fibras, pode até mesmo ter um efeito inverso, trazendo diversos desconfortos gástricos.
Além disso, justamente por seu alto poder de absorção de líquidos, caso consuma a fibra sem uma boa ingestão de água, pode ter problemas de constipação.
Da mesma maneira, a quantidade exata pode mudar de pessoa para pessoa, dessa forma, nossa indicação é sempre buscar orientação personalizada, de um nutricionista, por exemplo.
Mas, de forma geral, 1 a 2 colheres de sopa de psyllium pode ser uma dose considerada segura.
Receitas com psyllium
Como falei anteriormente, eu amo adicionar o psyllium às receitas e dessa maneira transformar até mesmo preparos mais pobres nutricionalmente falando, em receitas mais saudáveis.
Além disso, é uma ótima forma de deixar os preparos com alto teor em carboidrato, mais balanceados. Confira algumas receitas:
- Pão de lentilha rosa
- Panqueca de aveia
- Pão de queijo de tapioca
- Massa de pizza super saudável
- Pão rápido
- Pãozinho de abóbora e alecrim