Pizza saudável

Curso + Saudável em 4 semanas

Antes de mais nada é importante dizer que essa versão de pizza saudável é deliciosa. Além disso, é bem fácil de fazer e o melhor, rica em fibras.

Tenho certeza que você vai adorar essa receita

Pizza saudável - Quero Comida de Verdade - Alimentação saudável

Pizza nutritiva

Quando pensei nos ingredientes dessa receita tinha 3 objetivos:

  • Aumentar a quantidade de proteínas, e para isso usamos o iogurte e o amaranto;
  • Ser inclusiva, ou seja, sem glúten. O que conseguimos com a escolha de todos os ingredientes listados;
  • E que tivesse alto teor de fibras, principalmente para compensar a quantidade de carboidrato.

Nem preciso dizer que deu super certo não é mesmo? Dessa maneira, essa receita é uma ótima opção para quem ama pizza mas não quer, ou não pode, abrir mão de uma alimentação mais equilibrada.

Dicas para o preparo da sua pizza

Sem dúvida, essa é uma receita bastante simples. Mas algumas dicas podem ajudar a deixar o preparo ainda mais simples, como por exemplo:

  1. Cuidado com a substituição de ingredientes – todas as vezes que testei essa receita utilizei exatamente os ingredientes listados. Qualquer substituição pode alterar sabor e textura, além de claro, a tabela nutricional;
  2. Use um iogurte sem lactose – porém, como há pessoas que muitas vezes não podem consumir lactose, é sim possível utilizar uma versão sem o composto;
  3. O iogurte tem papel importante na receita – isso porque, o iogurte natural é rico em organismos vivos, o que ajudam a massa a ficar ainda mais fofinha, e nutritiva, claro;
  4. A textura da massa – por não possuir nenhum ingrediente com glúten, a massa não fica não uniforme como quando usamos farinha de trigo, por exemplo. Porém, ela fica bem fácil de trabalhar, mas mesmo assim pode ser necessário apertar um pouco para ela não ficar quebradiça;
  5. Bons ingredientes para o recheio – não se engane, nem só de uma massa saudável se faz uma pizza nutritiva. Escolha um bom molho de tomate (ou faça o seu com essa receita), opte por um queijo curado e claro, nada de processados para finalizar.

O que tem de saudável nessa receita?

  • Amaranto: grão rico em nutrientes e oferece vários benefícios à saúde. É uma excelente fonte de proteína vegetal, fibras, vitaminas (como vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamina K, vitaminas do complexo B) e minerais (como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e zinco). Além disso, o amaranto contém compostos antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas e câncer. As fibras presentes no amaranto auxiliam no funcionamento adequado do sistema digestivo e na regulação do açúcar no sangue.
  • Psyllium: fibra solúvel derivada das sementes da planta Plantago ovata. Ele tem a capacidade de absorver água e formar um gel, o que ajuda a promover a regularidade intestinal e aliviar a constipação. Além disso, o psyllium é conhecido por sua capacidade de reduzir os níveis de colesterol no sangue, ajudando a manter a saúde cardiovascular. A fibra solúvel também pode auxiliar no controle do açúcar no sangue, o que é benéfico para pessoas com diabetes. O psyllium também pode proporcionar uma sensação de saciedade, o que pode ser útil para o controle de peso.
  • Iogurte natural: excelente fonte de nutrientes importantes para a saúde. É uma boa fonte de proteína, cálcio, fósforo, vitamina B12 e probióticos. A proteína ajuda na construção e reparação dos tecidos do corpo, enquanto o cálcio e o fósforo são essenciais para a saúde dos ossos e dentes. A vitamina B12 é importante para a formação de glóbulos vermelhos e o funcionamento adequado do sistema nervoso. Os probióticos presentes no iogurte natural são bactérias benéficas que promovem um equilíbrio saudável da microbiota intestinal, ajudando na digestão e fortalecendo o sistema imunológico. É importante ressaltar que o iogurte natural, sem adição de açúcares ou sabores artificiais, é a opção mais saudável.

Aprenda como fazer a pizza saudável

Pizza saudável

Recipe by @naminhapanelaDifficulty: Fácil
Rendimento

1

pizza média
Tempo de preparo

30

minutes
Tempo de forno

20

minutes
Calorias

440

kcal
Tempo total

50

minutes

Deliciosa e fácil de fazer, essa pizza é super saudável e nutritiva.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de iogurte natural;

  • 1/3 xícara de amaranto em flocos;

  • 2/3 xícara de mix de farinha sem glúten;

  • 1 colher de chá de fermento químico;

  • 1/2 colher de chá de sal;

  • 1 colher de chá de psyllium.

Modo de fazer

  • Comece misturando o iogurte, com o amaranto, o fermento, o sal e o psyllium;
  • Em seguida, vá adicionando a farinha aos poucos até formar uma massa uniforme e que não grude nas mãos;
  • Deixe descansar por 30 min;
  • Em seguida abra sua massa sob uma esteira para assar ou então papel manteiga, tentando deixar a massa não muito grossa;
  • Complemente com o molho de tomate, queijo e recheios que desejar;
  • Leve para assar em forno pré aquecido e em temperatura alta, por até 20 minutos ou até que a massa fique bem dourada por baixo.

Video Receita

Anotações

  • O amaranto em flocos pode ser substituído pelo farelo de trigo, mas isso irá alterar a tabela nutricional da receita, incluindo a quantidade de proteínas totais.

Tabela nutricional massa pizza saudável

Importante, as informações abaixo se referem apenas a massa, levando em consideração os ingredientes acima listados.

Calorias440 kcal
Proteínas20 g
Carboidratos95 g
Fibras12 g

Valores aproximados, para 1 pizza média com rendimento de 4 pedaços. Os valores acima podem variar de acordo com a variação na quantidade e ingredientes escolhidos.

Mais receitas sem glúten

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Pizza saudável - Quero Comida de Verdade - Alimentação saudável
Loja naminhapanela

By cami rezende

Olá, eu sou a Cami, sou Natural Chef e compartilho dicas e receitas para uma vida mais saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *