Gelatina sem açúcar

Curso + Saudável em 4 semanas

Com apenas 2 ingredientes, essa gelatina sem açúcar é fácil de fazer e uma ótima opção de lanche ou sobremesa para crianças.

Vem conferir como fazer.

Índice de conteúdos

Gelatina sem açúcar - Quero Comida de Verdade - Receita saudável
Aprenda como fazer gelatina caseira sem açúcar e super saudável.

Gelatina sem açúcar para crianças

É provável que, quando você pense em gelatina, se lembre da sua infância e das diversas opções encontradas no mercado, muitas delas com elementos lúdicos pensados para atrair a atenção das crianças.

Porém, sem dúvida, essas gelatinas industrializadas são uma péssima escolha, principalmente para incluir na alimentação infantil, já que são ricas em açúcar, corantes e aditivos.

Por isso, vou te ensinar uma opção saudável, deliciosa e que é muito fácil de fazer.

O que tem de saudável na gelatina

A gelatina é um ingrediente rico em aminoácidos, partículas que compõem as proteínas e que são responsáveis pela produção e renovação do colágeno.

Se você não sabe, é o colágeno que sustenta o corpo humano unindo as células, ajudando a formar tecidos como a nossa pele, ossos, cartilagens e ligamentos da mandíbula, joelho e cotovelo. Além disso, deixam unhas e cabelos mais fortes, melhora a digestão, estimula o sistema imunológico, fortalece os vasos sanguíneos e ajuda a acelerar a cicatrização de feridas.

Mas, sem dúvida, esses benefícios só poderão ser encontrados na gelatina sem sabor, que quando misturada com ingredientes naturais, resultará em uma receita mais saudável.

Porque optar por fazer gelatina feita em casa

Mais do que dizer o que essa gelatina tem, é importante destacar também o que ela NÃO tem: excesso de açúcar e aditivos cosméticos artificiais. Para você ter uma ideia, gelatinas de algumas marcas famosas chegam a ter 60% de açúcar e 10 tipos diferentes de aditivos como corantes, aromatizantes, reguladores de acidez e conservantes em uma única porção.

Por todos estes motivos, esta gelatina caseira é um ótimo lanchinho para oferecer às crianças em casa ou na escola. Ah, e não se preocupe com a durabilidade, pois se bem acondicionada em lancheira térmica, ela permanece durinha até a hora do lanche sem derreter.

Essa receita, sem dúvida, rende muitas variações de sabores e texturas podendo ser utilizados outros sucos naturais ou integrais e adicionar frutinhas picadas de sua preferência.

Versão vegana de gelatina saudável

Se você é vegano, pode substituir a gelatina incolor pelo agar-agar, uma microalga que possui propriedade espessante, gelificante e estabilizante.

O agar-agar é rico em fibras e minerais, como fósforo, potássio, ferro, cloro e iodo, celulose e proteínas e pode ajudar na regulação do funcionamento do intestino, controle da glicemia, níveis de colesterol no sangue e, seus minerais, aumentam a resistência e a densidade óssea, mantendo-os saudáveis.

Para fazer a gelatina vegetal, você deve substituir 1 pacote de gelatina por 1 e 1/4 de colher de chá de agar agar em pó.

Porém, é importante salientar que não há estudos suficientes que atestem segurança para uso por gestantes, mulheres que estejam amamentando e crianças com idade inferior a 3 anos, portanto o uso agar-agar deve ser sempre orientado por médico ou nutricionista

Porém, é importante salientar que o uso do agar-agar deve ser sempre orientado por médico ou nutricionista, já que seu uso para crianças e gestantes deverá ser acompanhado de perto.

Como fazer gelatina sem açúcar

Gelatina sem açúcar

Recipe by @naminhapanelaCourse: Doces, LanchesDifficulty: Muito fácil
Rendimento

6

porções
Tempo de preparo

5

minutes

Com apenas 3 ingredientes, essa gelatina sem açúcar de uva é super fácil de fazer e perfeita para o lanche das crianças.

Ingredientes

  • 250 ml de suco de uva integral sem açúcar;

  • 250 ml de água filtrada;

  • 1 pacote de gelatina sem sabor- 12g.

Modo de fazer

  • Comece misturando o pó de gelatina na água em uma panela e leve ao fogo baixo. Quando começar a formar pequenas bolhas na lateral é hora de desligar;
  • Em seguida, adicione o suco de uva e divida em 6 porções. Se quiser, adicione uvas sem sementes ou outras frutas que desejar;
  • Leve para gelar por pelo menos 6h.

Anotações

  • Não deixe a água com gelatina ferver, isso fará com que a mesma perca as propriedades e sua gelatina não ficará firme.

Mais dicas de alimentação infantil

  • Clique aqui para conferir o porque não deve oferecer açúcar para a criança antes dos 2 anos;
  • E veja aqui, eu te dou algumas dicas de como alimentos ultraprocessados podem prejudicar a saúde da criança.
Loja naminhapanela

By Cinthia Assemany

Nutricionista especializada em nutrição materno infantil. Acredita que a formação de hábitos alimentares saudáveis deve começar cedo, de forma leve, lúdica e descomplicada.

4 comments on “Gelatina sem açúcar”

Pode sim, mas possivelmente ficará bem ácido. A sugestão pelo suco de uva (que poderia ser maçã, melancia, manga, por exemplo) é que essas frutas já são naturalmente adoçadas, não havendo necessidade de adicionar açúcar ou outro adoçante. O limão, no caso, não tem nada de doce e na medida que sugerimos, pode ficar com o sabor bem forte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *