Arroz com brócolis e alho

Curso + Saudável em 4 semanas

É provável que esse arroz com brócolis e alho seja uma dessas receitas básicas que você vai fazer sempre que quiser variar no preparo do cereal.

E eu vou te contar não só dicas para o preparo dessa receita, como também vou te explicar como essa pode ser uma opção saudável para o dia a dia.

Índice de conteúdos

Arroz com brócolis e alho - alimentação saudável - quero comida de verdade

Arroz branco ou integral: qual o melhor?

É provável que durante muito tempo a gente tenha sido bombardeado pela informação de que o arroz integral era a melhor opção, em relação ao branco.

Sem dúvida, por ser um alimento que é consumido na sua forma original, ele contém mais nutrientes. Porém, a diferença para o arroz branco não é tão grande, como você pode ver no comparativo abaixo:

100g de arroz branco100g de arroz integral
Calorias128 kcal124 kcal
Proteínas2,5 g2,6 g
Carboidratos28 g26 g
Fibras1,6 g2,7 g
Fonte: Dicas da Nutri

A maior diferença entre um e outro é, certamente, a quantidade de fibra. Porém, esse 1 grama de diferença, você pode conseguir adicionando mais ingredientes tanto ao seu arroz (como fizemos aqui, adicionando o brócolis), como também ao seu prato.

Nessa receita, acabamos usando o arroz branco. Mas confesso, que adoro o sabor do arroz integral e geralmente, acaba sendo minha opção no dia a dia.

Qual o brócolis devo usar?

Com toda a certeza, você pode utilizar o brócolis que preferir. Por aqui, já usei os 2 nas inúmeras vezes que já fiz essa receita de arroz.

O brócolis japonês, aquele que parece uma arvorezinha, tende a deixar o arroz mais pedaçudo. Já o brócolis ramoso, que geralmente é mais fácil de encontrar, ele tende a deixar o arroz mais verdinho.

Como eu gosto muito do arroz bem verde, eu prefiro a segunda opção. Até porque, geralmente, esse tipo vem acompanhado de folhas, que também uso para fazer o arroz.

O que tem de saudável nessa receita?

  • Arroz: Por possuir uma grande quantidade de carboidrato, o cereal acaba sendo uma ótima fonte de energia. Além disso, tem fácil digestão e contém também vitaminas do complexo B além de outros minerais com ferro e potássio;
  • Brócolis: Principalmente nas folhas, o brócolis contém uma boa quantidade de fibras. Da mesma forma tem ação antioxidante e é uma fonte vegetal de cálcio, magnésio e zinco. Assim como contém uma pequena quantidade de calorias;
  • Alho: O ingrediente é um aliado do sistema imune, assim como tem ação antimicrobiana. Além disso, sua composição também ajuda na manutenção da flora intestinal.

Como falei anteriormente, mesmo o arroz sendo mais calórico, a combinação com o brócolis (fibras e baixa caloria) diminui o índice glicêmico, deixando o seu preparo muito mais nutritivo e balanceado.

Receita de arroz com brócolis e alho

Arroz com brócolis e alho

Recipe by @naminhapanelaCourse: AcompanhamentosDifficulty: Fácil
Servings

4

servings
Prep time

30

minutes
Cooking time

40

minutes
Total time

1

hour 

10

minutes

Ingredientes

  • 1 maço de brócolis – ramos e folhas;

  • 2 dentes de alho;

  • 1/2 colher de sopa de alho picado;

  • 1 xícara de arroz de sua preferência;

  • 3 colheres de sopa de azeite;

  • sal a gosto.

Modo de fazer

  • Comece limpando e cortando o brócolis em pedaços grandes. Leve para cozinhar até que fique macio (mas não deixe tempo demais). Reserve a água do cozimento;
  • Na mesma panela, adicione metade do azeite e os dentes de alho cortados em lâminas e em fogo baixo deixe dourarem bem. Retire o alho, mantendo o azeite na panela e deixe o mesmo escorrendo em um papel toalha;
  • Em seguida, adicione o arroz de sua preferência ao azeite aromatizado e utilize a água do cozimento para cozinhar seu cereal. A quantidade pode variar de acordo com o tipo de arroz escolhido;
  • Após o arroz estar pronto, deixe descansar por alguns minutos;
  • Então, corte seu brócolis em pedaços menores e enquanto isso refogue o alho picado com o restante do azeite. Quando o alho começar a dourar, adicione o brócolis e após misturar alguns minutos, adicione o arroz, misturando para incorporar todos os ingredientes;
  • Finalize com o alho fatiado.

Outras receitas para o dia a dia

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Arroz com brócolis e alho - alimentação saudável - quero comida de verdade
Loja naminhapanela

By cami rezende

Olá, eu sou a Cami, sou Natural Chef e compartilho dicas e receitas para uma vida mais saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *