Arroz de cúrcuma

Curso + Saudável em 4 semanas

Certamente esse arroz de cúrcuma é a opção perfeita para quem adora arroz, mas está buscando uma opção mais saudável para incluir na rotina.

Além da cúrcuma, incluímos semente de mostarda, o que deixou esse arroz ainda mais gostoso e nutritivo.

O que você vai encontrar nesse conteúdo

Arroz é comida de verdade!

Antes de mais nada é importante saber que o arroz, muitas vezes é renegado a um alimento vazio. Realmente, não é um cereal tão nutritivo assim, mas sem dúvida é comida de verdade e quando entra em um prato balanceado pode ajudar a deixa-lo perfeito.

Como por exemplo, você sabia que arroz e feijão, uma combinação tão típica no Brasil, é super nutritiva? Eles se complementam porque alguns aminoácidos que o arroz possui, o feijão não possui e vice versa!

Arroz de cúrcuma - quero comida de verdade
Esse arroz de cúrcuma com semente de mostarda é uma opção deliciosa e nutritiva para quem ama arroz!

Que tipo de arroz escolher?

Na verdade, essa receita pode ser feita com qualquer tipo de arroz. E certamente são muitos! Mas, aqui vou falar apenas dos tipos mais comuns que encontramos na maioria dos mercados com facilidade.

  • Integral: Certamente a melhor opção, já que é o grão minimamente processado e por isso, preserva mais fibras;
  • Parabolizado: O processo de parabolização (que faz um pré cozimento dos grãos) permite que haja menos perda de nutrientes. Além disso, é um dos tipos mais fáceis de fazer e sem dúvida é mais saudável que o branco polido;
  • Branco: Este é o tipo mais processado. Esse tipo de arroz é separado completamente da casca e por isso perde uma parte das fibras, que estão mais presentes na casca.

Mas, na prática, como falei anteriormente é muito mais importante priorizar os alimentos que irão complementar a sua refeição do que na escolha do arroz em si.

Vai colocar arroz no prato? Priorize não adicionar outra fonte de carboidrato e monte uma composição com proteínas e fibras.

O que tem de saudável nessa receita?

  • Cúrcuma ou açafrão da terra: Poderoso anti-inflamatório, a curcumina é um ativo para incluir no seu dia a dia. Além desse benefício também tem ação antioxidante e antibacteriana;
  • Semente de mostarda: Além de ser, também, anti-inflamatória e antioxidante é também uma fonte de fibras, magnésio e selênio (muito importante para a saúde feminina);
  • Arroz: Por ser composto, em sua maior parte, por carboidrato, é uma super fonte de energia. Além disso é fonte de minerais (como ferro e potássio) e vitaminas (E e do complexo B);
  • Pimenta preta: A pimenta preta, aqui nessa receita tem como principal função maximizar a absorção da curcumina. Mas além disso, ela é uma aliada na digestão, assim como ajuda no processo natural de detox do corpo.

Uma informação muito importante sobre a pimenta, é que indicamos que você compre ela em grãos para moer somente na hora de consumir. Dessa maneira, você preserva ainda mais os seus benefícios.

Além disso, caso prefira, você pode usar a cúrcuma em raiz, ralando na hora e adicionando ao seu arroz um pouco da versão fresca.

Receita de arroz de cúrcuma

Arroz de cúrcuma

Recipe by @naminhapanelaCourse: AcompanhamentoDifficulty: Fácil
Rendimento

4

porções
Tempo de cozimento

30

minutes
Tempo total

30

minutes

Receita deliciosa e super nutritiva de arroz de cúrcuma com semente de mostarda e pimenta do reino.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de azeite;

  • 2 dentes de alho;

  • 1/2 colher de chá de cúrcuma em pó;

  • 1 colher de chá de semente de mostarda;

  • 1 xícara de arroz – usei o parabolizado;

  • 2 e 1/2 xícaras de água quente;

  • Pimenta do reino moída na hora e sal a gosto.

Modo de fazer

  • Comece refogando o alho amassado no azeite e quando o mesmo começar a soltar o aroma, adicione a cúrcuma, a pimenta do reino e as sementes de mostarda e deixe fritar rapidamente;
  • Adicione então o seu arroz e o sal e frite, também, por alguns minutos;
  • Em seguida, adicione a água quente, diminua o fogo e deixe cozinhar sem a tampa até a água começar a secar;
  • Então, feche a panela com uma tampa e deixe cozinhar até ficar bem macio;
  • Antes de servir, espere alguns minutos para ele ficar ainda mais soltinho.

Mais receitas com cúrcuma

Itens que podem ajudar a preparar sua receita 🛍️

Comprando através do link abaixo recebemos uma pequena comissão e dessa forma, você nos ajuda a manter a nossa produção de conteúdos. Para acessar basta clicar no nome do item.

  1. Panelas: De nada adianta fazer receitas super saudáveis e não se atentar para suas panelas. Nós sempre indicamos as de inox, cerâmica ou as esmaltadas;
  2. Panela de arroz: Se você sempre queima o arroz, eu super indico ter uma panela de arroz! Eu já tive por anos e adorava!

Guarde essa receita no seu Pinterest

Arroz de cúrcuma - quero comida de verdade
Loja naminhapanela

By cami rezende

Olá, eu sou a Cami, sou Natural Chef e compartilho dicas e receitas para uma vida mais saudável!

2 comments on “Arroz de cúrcuma”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *