É provável que esse arroz com brócolis e alho seja uma dessas receitas básicas que você vai fazer sempre que quiser variar no preparo do cereal.
E eu vou te contar não só dicas para o preparo dessa receita, como também vou te explicar como essa pode ser uma opção saudável para o dia a dia.
Índice de conteúdos
- Arroz branco ou integral: qual o melhor?
- Qual o brócolis devo usar
- O que tem de saudável nessa receita?
- Receita de arroz com brócolis e alho
- Outras receitas para o dia a dia
Arroz branco ou integral: qual o melhor?
É provável que durante muito tempo a gente tenha sido bombardeado pela informação de que o arroz integral era a melhor opção, em relação ao branco.
Sem dúvida, por ser um alimento que é consumido na sua forma original, ele contém mais nutrientes. Porém, a diferença para o arroz branco não é tão grande, como você pode ver no comparativo abaixo:
100g de arroz branco | 100g de arroz integral | |
Calorias | 128 kcal | 124 kcal |
Proteínas | 2,5 g | 2,6 g |
Carboidratos | 28 g | 26 g |
Fibras | 1,6 g | 2,7 g |
A maior diferença entre um e outro é, certamente, a quantidade de fibra. Porém, esse 1 grama de diferença, você pode conseguir adicionando mais ingredientes tanto ao seu arroz (como fizemos aqui, adicionando o brócolis), como também ao seu prato.
Nessa receita, acabamos usando o arroz branco. Mas confesso, que adoro o sabor do arroz integral e geralmente, acaba sendo minha opção no dia a dia.
Qual o brócolis devo usar?
Com toda a certeza, você pode utilizar o brócolis que preferir. Por aqui, já usei os 2 nas inúmeras vezes que já fiz essa receita de arroz.
O brócolis japonês, aquele que parece uma arvorezinha, tende a deixar o arroz mais pedaçudo. Já o brócolis ramoso, que geralmente é mais fácil de encontrar, ele tende a deixar o arroz mais verdinho.
Como eu gosto muito do arroz bem verde, eu prefiro a segunda opção. Até porque, geralmente, esse tipo vem acompanhado de folhas, que também uso para fazer o arroz.
O que tem de saudável nessa receita?
- Arroz: Por possuir uma grande quantidade de carboidrato, o cereal acaba sendo uma ótima fonte de energia. Além disso, tem fácil digestão e contém também vitaminas do complexo B além de outros minerais com ferro e potássio;
- Brócolis: Principalmente nas folhas, o brócolis contém uma boa quantidade de fibras. Da mesma forma tem ação antioxidante e é uma fonte vegetal de cálcio, magnésio e zinco. Assim como contém uma pequena quantidade de calorias;
- Alho: O ingrediente é um aliado do sistema imune, assim como tem ação antimicrobiana. Além disso, sua composição também ajuda na manutenção da flora intestinal.
Como falei anteriormente, mesmo o arroz sendo mais calórico, a combinação com o brócolis (fibras e baixa caloria) diminui o índice glicêmico, deixando o seu preparo muito mais nutritivo e balanceado.
Receita de arroz com brócolis e alho
Arroz com brócolis e alho
Course: AcompanhamentosDifficulty: Fácil4
servings30
minutes40
minutes1
hour10
minutesIngredientes
1 maço de brócolis – ramos e folhas;
2 dentes de alho;
1/2 colher de sopa de alho picado;
1 xícara de arroz de sua preferência;
3 colheres de sopa de azeite;
sal a gosto.
Modo de fazer
- Comece limpando e cortando o brócolis em pedaços grandes. Leve para cozinhar até que fique macio (mas não deixe tempo demais). Reserve a água do cozimento;
- Na mesma panela, adicione metade do azeite e os dentes de alho cortados em lâminas e em fogo baixo deixe dourarem bem. Retire o alho, mantendo o azeite na panela e deixe o mesmo escorrendo em um papel toalha;
- Em seguida, adicione o arroz de sua preferência ao azeite aromatizado e utilize a água do cozimento para cozinhar seu cereal. A quantidade pode variar de acordo com o tipo de arroz escolhido;
- Após o arroz estar pronto, deixe descansar por alguns minutos;
- Então, corte seu brócolis em pedaços menores e enquanto isso refogue o alho picado com o restante do azeite. Quando o alho começar a dourar, adicione o brócolis e após misturar alguns minutos, adicione o arroz, misturando para incorporar todos os ingredientes;
- Finalize com o alho fatiado.
Outras receitas para o dia a dia
- Para quem não abre mão do arroz, essa versão com cúrcuma e semente de mostarda também é uma ótima opção para variar no cardápio;
- E que tal uma versão sem embutidos do famoso arroz à grega? Vem ver aqui;
- Quer uma opção ao arroz para incluir no dia a dia? Que tal conhecer o painço, um super grão muito nutritivo.