Sem dúvida, esse biscoito de cacau sem glúten é uma ótima opção de lanche saudável para crianças. Mas certamente, vai agradar toda a família.
Além disso, há inúmeras possibilidades de como servir o seu biscoito, e dessa forma, usar a mesma base para oferecer diversas opções de sabores.
Índice de conteúdos
- Biscoito de cacau saudável
- Receita prática para ser congelada
- Como diminuir o o consumo de açúcar
- O que tem de saudável nessa receita
- Confira como fazer o biscoito de cacau sem glúten
Biscoito de cacau saudável
Essa receita é super nutritiva e reúne ingredientes que deixam esse biscoito como uma opção saudável para qualquer momento.
Sem dúvida, é uma ótima opção para lanches infantis, mas certamente, agrada pessoas de todas as idades.
E além disso, é versátil, já que você pode servir ele sozinho, como também pode variar incluindo recheios, assim como adicionar à massa, gotas de chocolate, oleaginosas e até mesmo frutas secas.
Lembrando que não adianta focar numa massa saudável e adicionar ingredientes açucarados ou processados à sua massa, ok?
Receita prática para ser congelada
É provável que essa seja a receita perfeita para levar sua criança para a cozinha junto com você. Isso porque, o modo de preparo é bastante simples e a massa super fácil de trabalhar.
E como se não bastasse tudo isso, esse biscoitinho é delicioso, crocante e prático, pois pode ser congelado já assado e sem nenhuma alteração do sabor ao descongelar.
Como diminuir o consumo de açúcar
Certamente, a ideia aqui é desestimular o consumo excessivo de açúcar, dessa forma, além da troca do açúcar refinado pelo mascavo ou demerara, também estimulamos a redução de quantidades.
Caso sua criança estranhe o sabor no início, sugiro acrescentar um pouco mais de açúcar à receita e a cada vez que a repita vá diminuindo essa quantidade.
Com toda a certeza, evitar que a criança consuma biscoitos ultraprocessados também ajuda muito a reeducar paladar dos pequenos (e dos grandes também) já que, dessa maneira, irá diminuir o contato com uma quantidade enorme de açúcar além de realçadores de sabor e aromas artificiais que dificultam o reconhecimento e percepção dos sabores naturais dos alimentos.
O que tem de saudável nessa receita
A rica combinação de ingredientes, faz desse biscoito um grande aliado nos lanchinhos dos pequenos. Confira abaixo como a mistura é nutritiva:
- Chia ou linhaça: Ótimas fontes de fibra, garantindo são perfeitas para essa finalidade promovendo um bom funcionamento do intestino, aumento da saciedade, além de enriquecer a refeição com vitamina B e
ômega 3, essenciais para o desenvolvimento cerebral das crianças; - Açúcar mascavo: Por não passar pelo processo de refino, não há adição de produtos químicos e, dessa forma, o ingrediente mantém
vitaminas e minerais como cálcio, fósforo e ferro que auxiliam no crescimento e fortalecimento de ossos e músculos; - Cacau 100%: Sem dúvida é um ingrediente super importante, tanto para trazer aquele gostinho de chocolate que as crianças adoram, quanto pelos incríveis poderes dos flavonoides, compostos bioativos que possuem função anti-inflamatória, antioxidante, previne diversas doenças crônicas e cardiovasculares, regula os níveis de açúcar no
sangue, melhora a composição da microbiota intestinal. Além disso, possui tiramina, um precursor da serotonina que ajuda na regulação do humor, ritmo cardíaco, sono e apetite. Mas isso só vale para o cacau ok? Achocolatados não entram nesta lista de maravilhas; - Gorduras boas: A pasta de amendoim, o óleo e a farinha de coco, são fontes de ácidos graxos poli-insaturados, que tem importante poder anti-inflamatório e protetor cardiovascular. É também fonte de proteína vegetal e aminoácidos essenciais, ácido fólico, potássio, magnésio, além de vitamina E, fitosteróis e vitaminas do complexo B.
Todos estes nutrientes contribuem, entre outras coisas, para construção e recuperação muscular, previne câimbras, protege o cérebro, melhora a memória, a concentração fortalece a imunidade, melhora a disposição e aumenta a saciedade.
Agora me diz se esse não é um lanchinho perfeito para as boquinhas vorazes da hora do recreio?
Confira como fazer o biscoito de cacau sem glúten
Biscoito de cacau sem glúten
Course: Alimentação infantil, Biscoitos, Sem glútenDifficulty: Fácil4
servings30
minutes40
minutes1
hour10
minutesIngredientes
1/2 xícara de farinha sem glúten;
1 colher de sopa de farinha de coco;
3 colheres de sopa de açúcar mascavo;
1 colher de sopa de cacau em pó (100%);
4 colheres de sopa de óleo vegetal (preferencialmente coco);
1 ovo;
1 colher de sopa cheia de pasta de amendoim sem açúcar;
1 colher de café de chia ou linhaça (opcional);
1 colher de café de bicarbonato de sódio.
Modo de fazer
- Misture todos os ingredientes até formar uma massa bem uniforme e que desgrude da mão. Caso seja necessário, adicione mais farinha, no caso da massa estar mole demais ou então um pouco mais de óleo, caso esteja seca;
- Leve à massa a geladeira por alguns minutos para que ela fique bem firme;
- Em seguida, abra sua massa em uma superfície antiaderente ou então untada com um pouco de azeite. Corte seus biscoitos como desejar;
- Distribua seus biscoitos em um tabuleiro com papel antiaderente ou com uma fina camada de óleo. Não precisa espaçar muito porque ele não cresce;
- Leve ao forno pré aquecido, na temperatura de 200° e asse por 20 min ou até que esteja mais firme;
- Espere esfriar bem antes de servir.
Anotações
- Caso prefira, você pode usar a farinha de aveia no lugar da farinha sem glúten;
- Quer ainda mais sabor? Adicione canela em pó, fica uma delícia.
Confira mais conteúdos sobre alimentação infantil?
- O que você precisa saber sobre alimentação infantil;
- Porque evitar o consumo de ultra processados na infância;
- Crianças que não comem: o que fazer?
2 comments on “Biscoito de cacau sem glúten”
Pode armazenar fora da geladeira?
Pode sim! O ideal é colocar em um pote hermeticamente fechado.