Benefícios da linhaça

Curso + Saudável em 4 semanas

Quer descobrir os benefícios da linhaça, assim como saber qual a melhor forma de consumir para aproveitar todo o seu poder nutritivo? Sem dúvida esse artigo é para você.

Confira também dicas do porquê você deveria fazer sua farinha de forma caseira, e da mesma maneira veja algumas receitas onde utilizar a semente.

Índice de conteúdos

Benefícios da linhaça - Quero Comida de Verdade - Alimentação saudável
Conheça os principais benefícios da linha e inclua essa super semente na sua alimentação do dia a dia.

Quais são os benefícios da linhaça?

A linhaça é uma semente de altíssimo valor nutritivo que você deveria pensar em incluir no seu dia a dia. Dentre seus principais benefícios, podemos destacar, por exemplo:

  • É uma ótima fonte de ômega 3 vegetal o que ajuda na saúde do seu cérebro, ajudando a previnir a perda de memória, assim como doenças degenerativas, como a demência. Além disso, o ativo tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, muito importante para prevenir diversos tipos de doença;
  • Da mesma maneira é uma aliada do intestino, já que é rica em fibras (1 colher de sopa equivale a 3g de fibras). As fibras ajudam também a aumentar a sensação de saciedade, a controlar os níveis de colesterol e os níveis de açúcar no sangue;
  • Assim como pode ajudar a melhorar os sintomas não só da ansiedade, como também da TPM, já que contém boas doses de triptofano, um percursor da serotonina, conhecido por ser o “hormônio da felicidade”;
  • Além disso, a linhaça também contém magnésio, que ajuda na melhoria do sono, cálcio que atua diretamente no fortalecimento dos ossos e prevenção da osteoporose, além de ferro, potássio, vitamina E e selênio.

Tipos de linhaça

É provável que você já tenha visto mais de um tipo de linhaça à disposição no momento em que foi comprar. Geralmente, encontramos a semente em 2 cores: a marrom e a dourada. E acredite não é só na cor que há diferença.

Enquanto a marrom tem uma concentração maior de vitamina E, poderoso antioxidante que age na prevenção do envelhecimento precoce celular (não só da pele). A dourada possui uma concentração maior de ômega 3. Além disso, também possui um pouco mais de proteínas do que a versão marrom.

Você pode optar por aquela que mais se encaixa a sua necessidade nutricional, ou até mesmo fazer um mix com os 2 tipos, para assim aproveitar ainda mais os benefícios de forma integral.

Qual a maneira correta de consumir a linhaça

Antes de mais nada é importante saber que nosso organismo não processa a linhaça com casca e nem quando consumida de forma integra crua. Por isso, é essencial que você ou triture as sementes (de preferência somente na hora de consumir), ou então, torre levemente às mesmas.

Além disso, busque uma semente de boa procedência e, de preferência, que seja vendida em uma embalagem que não entre luz.

Da mesma forma, em casa, armazene em potes hermeticamente fechados e de preferência, de vidro.

Quanto de linhaça consumir por dia?

Não é porque é um alimento saudável que dá para você consumir quantidades ilimitadas de linhaça. Isso porque, a ingestão exagerada de fibras, pode causar um efeito contrário no seu intestino, deixando ele preso. Além disso, para pessoas que já possuem alguma questão de digestão mais lenta, pode aumentar a produção de gases, causando desconforto extremo.

Por isso, a indicação é que você consuma pelo menos 1 colher de sopa para garantir a ingestão mínima de todos os nutrientes que a semente pode oferecer, e não ultrapasse 4 colheres de sopa/dia. Mas é essencial que você preste atenção nos sinais do seu corpo, assim como converse com seu médico ou nutricionista para chegar na quantidade ideal para o seu organismo.

Como fazer farinha de linhaça

Além de encontrar a linhaça na forma de semente, também é possível comprar o óleo (que deve ser prensado a frio e estar em vidro escuro) e a farinha.

A verdade, é que a farinha de linhaça é uma ótima forma de incluir a semente nas mais variadas receitas, já que vai adicionar alto poder nutritivo nos seus pães, bolos e panquecas, por exemplo.

Porém, após ser triturada, a linhaça começa um processo de oxidação que pode minimizar significantemente os seus benefícios. Por isso, o ideal é que você faça a farinha em casa.

Para isso, basta processar a semente em um triturador de grãos ou então no liquidificador. Lembrando, porém, que é importante manter a temperatura baixa durante o processo, por isso, lembre de esperar alguns minutos entre uma pulsada e outra.

Receitas com linhaça

Faça parte da nossa comunidade + Saudável

Na nossa comunidade você vai conferir o melhor conteúdo sobre comida saudável e nutritiva de uma maneira diferente! Além de ser totalmente gratuita, vai contar com acesso adiantada as nossas receitas, super dicas e listas de receitas para ajudar no seu dia a dia.

Para participar:

Loja naminhapanela

By cami rezende

Olá, eu sou a Cami, sou Natural Chef e compartilho dicas e receitas para uma vida mais saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *