Esse nhoque sem glúten de cenoura além de ficar lindo é uma delícia. Principalmente acompanhado de um bom molho de tomate caseiro.
Com toda certeza essa receita é ótima para quem está atrás de comidas saudáveis, mas quer sair da rotina. É perfeita para levar para a marmita ao mesmo tempo que é uma ótima opção para ter congelada.
Índice de conteúdo
- Nhoque sem glúten
- Dicas para fazer seu nhoque sem glúten
- Como congelar seu nhoque
- O molho perfeito para seu nhoque
- O que tem de saudável nessa receita
- Aprenda como fazer o nhoque sem glúten de cenoura
- Tabela nutricional nhoque de cenoura
Nhoque sem glúten
Hoje em dia, é cada vez maior o número de pessoas com intolerância ao glúten. Há também pessoas que preferem evitar a ingestão dessa proteína, geralmente encontrada no trigo e seus derivados. Mas essa receita é ótima não só para essas pessoas, já que ela é deliciosa e leve, perfeita para variar um pouco o cardápio do dia a dia.
Diferente da versão tradicional, aqui, ao invés da farinha de trigo a farinha responsável pela estrutura da massa é a de arroz, uma farinha sem glúten muito fácil de encontrar e com preço acessível.
E claro, a mudança na farinha e a ausência de glúten inegavelmente alteram a textura da massa, que fica um pouco mais seca e quebradiça.
Dicas para fazer seu nhoque sem glúten
Justamente pelas características descritas acima, fazer o nhoque sem glúten requer alguns cuidados, como por exemplo:
- Faça um purê bem liso de cenoura. De preferência, passe o legume cozido no processador;
- Cozinhar a cenoura no vapor pode ajudar a fazer um purê sem muita água, e com isso, você vai precisar de menos farinha;
- Falando em farinha, a quantidade pode variar um pouco para mais e para menos;
- Amasse bem para sua massa ficar bastante compacta, dessa forma, ele ficará no formato bem certinho após o cozimento;
- Não adicione grandes quantidades de nhoque para cozinhar ao mesmo tempo. Isso porque, o ideal é que ele cozinhe rapidamente em água bem quente;
- Caso prefira, você pode usar o mix de farinha sem glúten no lugar da farinha de arroz.
Como congelar seu nhoque
Assim que você cortar sua massa em pedaços, vá organizando em um tabuleiro grande tomando cuidado para não grudar uma massa na outra.
Deixe no congelador por algumas horas até estar bem firme, e somente após esse tempo, reúna as porções em um saco ou pote.
Na hora de preparar, você pode sim jogar direto na água quente. Porém, após o cozimento da segunda leva, pode ser necessário aguardar a água ferver novamente.
Para facilitar, minha sugestão é deixar seus nhoques descongelarem em um tabuleiro, separando-os bem e seguir com o modo de preparo normalmente.
O molho perfeito para seu nhoque
Sem dúvida, esse nhoque combina com os mais diferentes molhos que você possa querer fazer.
Mas, é provável que esse molho de tomate assado, super nutritivo, seja a minha principal escolha. Isso porque você vai deixar o seu preparo ainda mais saudável e claro, gostoso.
Porém, caso queira variar, esse pesto de espinafre e manjericão também pode ser uma ótima opção.
O que tem de saudável nessa receita
- Cenoura: rica em vitamina A, essencial para a visão, a saúde da pele e o sistema imunológico, a cenoura também é contém boas quantidades de C, vitamina K, potássio e fibras. Além disso, possui baixo índice glicêmico;
- Ovo: fonte de proteína de alta qualidade, o ingredientes também é rico em vitaminas A, D, E e K, bem como potássio, ferro e zinco;
- Farinha de arroz: feita de arroz moído (isso mesmo, você pode fazer em casa) é uma boa fonte de carboidratos complexos, ou seja, fornecem energia de longa duração e lenta absorção. Além disso, também fibras, que ajudam na digestão.
Aprenda como fazer o nhoque sem glúten de cenoura
Nhoque sem glúten de cenoura
Difficulty: Fácil4
porções10
minutes15
minutes25
minutesEssa versão sem glúten de nhoque além de deliciosa fica com uma cor vibrante que faz você começar a comer com os olhos.
Ingredientes
300g de cenoura;
1 ovo;
1 e ½ xícara de farinha de arroz;
sal a gosto.
Modo de fazer
- Comece cozinhando a cenoura até estar bem macia. Então, faça um purê e deixe esfriar um pouco.;
- Adicione então ao purê o ovo e por último, vá adicionando a farinha de arroz até que a massa fique firme. Pois, pode ser que você precise de um pouco mais ou um pouco menos da quantidade indicada na receita.;
- Como a textura fica um pouco diferente da versão normal, minha indicação é fazer nhoques pequenos para comer em uma só mordida;
- Para cozinhar, adicione pequenas quantidades de massa em água fervente e retire as mesmas assim que boiarem;
- Caso sobre massa, congele antes de cozinhar.
Tabela nutricional nhoque de cenoura
Calorias | 120 kcal |
Proteínas | 1,5 g |
Carboidratos | 20 g |
Fibras | 1,7 g |
Os valores acima são aproximados baseados na divisão da receita acima em 4 porções, e levando em consideração as quantidades e ingredientes informados no modo de preparo e podem variar de acordo com a variação na quantidade e ingredientes escolhidos.