Certamente você vai adorar esse tempurá de peixinho da horta. Primeiro porque é uma delícia, assim como é super fácil de fazer.
Vem ver como fazer essa delícia!
O que você vai conferir nesse conteúdo
- O que é peixinho da horta
- Massa tempurá
- Nada de fritura
- O que tem de saudável nessa receita?
- Receita de tempurá de peixinho da horta
- Mais receitas para um lanchinho saudável
O que é peixinho da horta
O peixinho é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) que tem ficado cada vez mais conhecida, por ser muito nutritiva e deliciosa.
Ela recebe esse nome, porque depois de pronta, fica com um formato que parece peixe frito, porém as semelhanças param por aí.
O sabor, para alguns, lembra peixe. Eu na verdade, nunca percebi assim. Para mim, a planta tem um toque levemente amargo delicioso.
Massa tempurá
Se você quer incluir o peixinho na sua alimentação, fique sabendo que, geralmente, ele é consumido em refogados e ensopados, mas principalmente frito. E para isso, é muito comum empanar a folha.
Por aqui, escolhemos fazer com o tempurá, que é uma base de origem oriental, muito usada para empanar legumes (e frutos do mar).
A escolha dessa massa é porque ela forma uma camada mais densa, que consegue cobrir toda a folha, além de ser um preparo bem fácil e sem necessidade de ovo ou leite.
Nada de fritura
Geralmente, um tempurá, seja ele do que for, é feito com fritura por imersão. Mas por aqui, evitamos esse tipo de preparo ao máximo. Por isso, resolvemos testar fazer essa delícia na fritadeira sem óleo (também conhecida como air fryer).
E o resultado ficou ótimo. Certamente diferente da versão frita, mas igualmente crocante e delicioso. E claro, muito mais saudável.
O que tem de saudável nessa receita?
- Peixinho da horta: Certamente essa é a grande estrela dessa receita. A plantinha, que pode passar despercebida em muitos jardins, possui altíssimo valor nutricional. Rica em minerais como cálcio, potássio e ferro, além de contem muitas fibras, a plantinha ainda tem um benefício mais incrível: seu alto poder antioxidante, que protege as células dos radicais livres.
Da mesma maneira, é possível deixar essa receita ainda mais saudável. Por aqui, vamos te passar uma versão mais simplificada que pode ser tornar base para uma série de versões.
Como por exemplo: que tal adicionar cúrcuma ao seu tempurá e trazer mais cor, sabor e ativos nutritivos. Ou então, processar sementes e misturar na massa, dando um toque ainda mais crocante.
Receita de tempurá de peixinho da horta
Tempurá de peixinho da horta
Course: Acompanhamentos, LanchesDifficulty: Muito fácil4
servings30
minutes40
minutes1
hour10
minutesIngredientes
100 g de peixinho da horta limpo e seco;
1 xícara de farinha de trigo;
1 xícara de água gelada;
1/2 colher de chá de fermento;
1/2 colher de chá de sal.
Modo de fazer
- Comece misturando os ingredientes secos (farinha, fermento e sal) e aos poucos vá adicionando a água bem gelada até formar um creme bem uniforme;
- Mergulhe seus peixinhos nessa massa, cobrindo bem toda a folha;
- Leve para assar na air fryer, pré aquecida, por 7 a 10 min ou até que fiquem bem crocantes.
Anotações
- Para facilitar na hora de tirar da sua fritadeira, pincele o cesto com um pouco de azeite;
- Lembre, as folhas devem entrar uma do lado da outra para que fiquem bem crocantes. Por isso, pode ser necessário mais de 1 ciclo.