Categorias
Dicas

Benefícios da aveia

Saiba porque incluir a aveia no seu cardápio do dia a dia.

Aproveite todos os benefícios desse super alimento

Você conhece os benefícios da aveia? Esse ingrediente super acessível e fácil de encontrar é um ótimo aliado da alimentação saudável.

Um super alimento

O termo “Super alimento” é geralmente usado para nomear ingredientes mais caros e que nem sempre conseguimos incluir na nossa alimentação.

Mas, existem alimentos super completos e acessíveis que você pode incluir no seu dia a dia. A aveia é, de fato, um deles! Fácil de achar, super versátil e sem preços altos.

Benefícios da aveia

Abaixo listo alguns dos principais motivos para você incluir a aveia no seu dia a dia.

  • Ajuda a controlar o açúcar no sangue, dessa maneira se torna uma ótima opção para comer com frutas de alto índice glicêmico (como mamão e banana, por exemplo) e para diabéticos;
  • É rica em fibras, ou seja, vai te ajudar a manter o intestino funcionando muito melhor;
  • Ajuda a dar energia, por isso é tão legal incluir no café da manhã ou até mesmo antes de uma atividade física;
  • Porque é versátil, uma vez que dá para fazer receitas salgadas e doces, ao mesmo tempo que serve de base para diversos preparos.

Aveia possui glúten?

É provável que você já tenha visto por aí que a aveia (exceto quando sinalizada dessa forma) não é um alimento livre de glúten.

E de fato, o grão não possuí a proteína, porém, no Brasil a plantação de aveia é geralmente feita no mesmo solo de plantações de trigo, ou seja, há possibilidade de contaminação cruzada.

Dessa forma, caso você tenha alguma restrição é importante buscar opções que deixam claro ser sem glúten.

Tipos de aveia

Você pode encontrar aveia em diferentes formatos no mercado, como por exemplo:

  • Aveia em flocos: pode ser encontrada nas opções fina e grossa. É produzida através do achatamento dos grãos inteiros. Além de servir de base para a granola, por exemplo, pode ser consumida torrada ou in natura;
  • Farelo de aveia: é o tipo mais nutritivo, já que é obtido através do processamento da casca da aveia. É o formato onde se encontra a maior concentração de fibras;
  • Farinha de aveia: é produzida através da moagem do grão já descascado. Dessa maneira, perde a maior concentração de fibras. Você pode fazer a sua farinha em casa, moendo a aveia em flocos em um liquidificador, por exemplo.

Receitas com aveia

Para inspirar, separei algumas receitas que tem aveia para você se deliciarem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *